Descrição
Arquitetura Religiosa/ Imóvel de Interesse Público
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave com coro-alto, capela-mor e sacristia adossada ao lado esquerdo. Fachada principal em empena encurvada, truncada por sineira dupla, rasgada por portal de verga recta circunscrito por pilastras e remate em frontão curvo, e por dois óculos circulares. Fachadas circunscritas por cunhais apilastrados e remates em cornija, sendo a lateral direita rasgadas por porta travessa de verga recta e duas janelas em capialço. Interior com coberturas em falsas abóbadas de berço abatido, em caixotões pintados, semelhantes aos da Igreja de Santa Eufémia de Lavandeira (v. PT010403070011), em Carrazeda de Ansiães. Pia baptismal no lado do Evangelho, sob o coro-alto e púlpito no mesmo lado. Capela lateral dedicada às Almas, de talha do estilo nacional. Retábulos colaterais de talha dourada e policromada joanina, que se prolonga sobre o arco triunfal. Retábulo-mor de talha dourada e policromada rococó, de três eixos, com enorme tribuna com trono e mísulas laterais. Igreja profundamente remodelada no período barroco, mas com fundação quinhentista, como se depreende dos vestígios manuelinos sobre o pórtico axial, nomeadamente o cogulho, que remataria um primitivo arco canopial e os dois óculos laterais, seguindo, embora de forma mais simplificada, o esquema da fachada da Igreja Matriz de Freixo de Espada-à-Cinta (v. PT010404020001). O pórtico apresenta arquitrave datada, encimada por frontão semicircular. Possui nas coberturas da nave e capela-mor caixotões de madeira com riquíssima representação de santos do hagiólogo católico, seguindo os da nave uma disposição heirárquica bem definida, dispondo, junto ao arco triunfal, os Apóstolos, Fundadores de Ordens Religiosas, Santos Mártires e Santas Mártires; nas ilhargas da capela-mor e na cimalha das da nave, sob a cornija surgem telas pintadas. Embutidos nas paredes da nave, dois confessionários confrontantes. O púlpito ostenta decoração rococó, tendo a particularidade de possuir um anjo tocheiro assente na guarda da escada de acesso. Dois arcos de volta perfeita rasgam-se nas paredes da nave, decorados com pinturas murais, revelando que se trataria de dois altares seiscentistas, desactivados na altura em que se criaram os retábulos colaterais, que os ocultam parcialmente, estes de talha dourada que se prolonga sobre o arco triunfal, também entalhado no seu intradorso. Sobre este, um nicho com imaginária, ladeado por dois anjos de vulto. Retábulo-mor do período rococó, realizado após a concepção da cobertura da nave, cujos primeiros caixotões estão encobertos pela talha dourada.
Fonte: DGPC
Localização
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Mirandela, Bragança, Portugal
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